terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Diante do fracasso iminente, a WotC tenta mais uma vez chamar seus antigos jogadores de volta

Saudações, guerreiros da Luz.

Como um homem extremamente sábio disse milênios atrás, não é possível servir bem a dois mestres. Como sabedoria é algo que falta terrivelmente nos Bruxos da Costa, aqui estamos uma vez mais.

Como alguns aqui devem saber melhor do que eu, a última convenção PAX Unplugged ocorreu recentemente nos Estados Unidos, e nela, diversas novas informações (e iscas) foram reveladas sobre o futuro de Dungeons & Dragons. Caso desejam saber mais sobre o assunto, há um artigo bem completo, em português, neste PORTAL.

Voltando ao tópico, muito do que foi apresentado na PAX Unplugged foi uma tentativa de chamar de volta a D&D jogadores veteranos. Se nos lembrarmos bem, o mesmo movimento foi usado no início dos trabalhos de One D&D, onde logo depois de divulgar o trabalho abissal e panfletário feito com as raças do jogo, os desenvolvedores tentaram conter a revolta dos verdadeiros jogadores oferecendo os “grupos de classes” de One D&D, remetendo claramente à divisão utilizada no AD&D. Na ocasião, pouco foi falado sobre a nova abordagem das raças do jogo, exceto que os “Ardlings” (criaturas humanoides com traços bestiais inspirados em romances baratos e pervertidos que rondam a internet) não estariam no livro básico de D&D.

Ainda assim, a organização das classes no antigo formato dos grupos foi capaz de atrair a curiosidade de veteranos. O feedback dado por essa geração de jogadores em relação a mecânicas de classes foi surpreendentemente ouvido, e para os incautos, parecia que apesar de toda a panfletagem e desrespeito com o legado do jogo, talvez houvesse uma luz no fim do túnel. Tal esperança, obviamente, se mostrou completamente infundada.

Os Bruxos da Costa nunca mais tocaram no assunto das raças de D&D ou nas descrições execráveis que foram feitas para cada uma delas. Foi dito que meio-elfos e meio-orcs não estariam presentes por serem raças “racistas”, mas a fúria dos jogadores novamente fez com que os bruxos se retratassem. Ainda assim, formos bombardeados no último ano com suplementos vazios, doutrinários e mal escritos. Além disso, tivemos a famigerada “paladina” com snippers e a aventura em que o mestre precisa pedir permissão aos jogadores para fazer com que seus personagens colham os frutos de sua incompetência. Como se não bastasse, vimos também uma lista de palavras proibidas, seguindo de forma bastante clara o caminho adotado por ditaduras de esquerda para tolher a liberdade e controlar o discurso falado e escrito.

Os resultados disso, como mostrado diversas vezes no canal Dungeoncraft, foram catastróficos. A aversão a D&D chegou a níveis superiores àqueles experimentados durante a confusão da OGL. E não importa o quanto a WotC tente utilizar o estilo artístico de anime de baixo orçamento empregado por Critical Role, não há sinal algum de que o público mais jovem no qual os bruxos apostam todas as suas moedas de ouro irá realmente aderir ao modelo de negócios focado no D&D Beyond. Fato interessante nesse sentido é que apesar da última trilogia de Salvatore estar vendendo bem por ainda seguir os moldes clássicos, a nova de Dragonlance, que é claramente panfletária, caiu no esquecimento e hoje pode ser adquirida por menos dinheiro do que os livros antigos.

Uma vez mais, os bruxos foram forçados a enxergar que se desejam levar D&D a algum lugar, eles precisam desesperadamente dos jogadores de verdade. Aqueles que o cultista chefe Kyle Brink literalmente expulsou do jogo. Como todos já imaginavam, o nome One D&D foi abandonado uma vez que estava completamente desgastado, e agora, o que temos é uma “Revisão 2024 da 5ª Edição”. Uma análise simples dos produtos anunciados na PAX Unplugged mostra com clareza que todos os esforços da empresa estão direcionados a tentar chamar de volta seus jogadores mais antigos. Tanto que após anos chamando a história de D&D de racista e retrógrada, agora eles desejam trazer de volta do D&D original como forma de homenagear o jogo e seus criadores, que foram completamente repudiados direta e indiretamente desde a época da pandemia.

E após investir pesado em um estilo de arte medíocre, repleto de personagens andrógenos e cores berrantes, os Bruxos da Costa tentam chamar a atenção dos veteranos retornando ao estilo clássico consagrado por Jeff Easley, Elmore e tantos outros mestres. Reparem que todas as aventuras apresentadas remetem aos anos dourados do AD&D, e o estilo de arte segue o mesmo padrão. A imagem que utilizei nesse pergaminho, por exemplo, é uma clara alusão à bela arte de Jeff Easley, e estará ilustrando um dos arquétipos do guerreiro no novo livro.

Em última instância, o que isso nos mostra? Em minha humilde opinião, mostra que os Bruxos da Costa nos tomam por tolos. Que pensam que ao jogar algumas iscas, nos trarão de volta ao jogo, sem precisar se retratar pelo assassinato do legado do jogo e o constante desrespeito com jogadores e com os grandes mestres que criaram D&D por meio de suas histórias e ilustrações. Mas ainda assim, reforça que todo nosso esforço em criticar e apontar o trabalho hediondo que está sendo feito não tem sido em vão. Pessoalmente, não acredito que a WotC irá voltar atrás e manter D&D como é e sempre deveria ter sido. Por isso, é importante que nós, como verdadeiros jogadores e fãs do legado de Gygax e Arneson, continuemos nos opondo e criticando a gestão atual da WotC, e não consumamos os frutos profanos do trabalho dos Bruxos da Costa. Além de uma questão de dignidade, essa é a única forma de eventualmente conseguir alguma mudança.

8 comentários:

  1. Gronark, o Senhor do "Amor"6 de dezembro de 2023 às 10:05

    (Quase esqueci algo bem importante! O pior de tudo isso da Wizards é que eles não chamam mais os artistas antigos como Larry Elmore, Jeff Easley, Todd Lockwood, Clyde Caldwell e outros que ainda estão vivos para voltarem a desenhar os livros básicos de D&D. Nem mesmo prestam homenagens aos falecidos Keith Parkinson, Jim Roslof, David C. Sutherland III , David A. Trampier e Gerald Brom (esse último é para Dark Sun o que Elmore é para Dragonlance). Mas o que a gente pode esperar de uma empresa que apagou o nome Jeff Easley do poster do filme e que nem creditou o Gygax e o Arnerson nos créditos do negócio. Mas a empresa adora colocar paladinas autistas armadas com spinners vorpais como escudo para aumentar o ESG delas. É uma piada, e as pessoas da nossa geração que ainda defendem a palhaçada é porque são burros ou não tem caráter, botando a ideologia em cima da história e do legado do hobbie.)

    ResponderExcluir
  2. Li agora seu segundo comentário, e concordo com cada palavra que disse... É realmente uma vergonha.

    ResponderExcluir
  3. Vejo que seus cultistas "amorosos" apagaram seu comentário principal, Gronark.

    Impressionante que mesmo um blog que tem 06-18 visitantes por dia é vergonhosamente censurado nos dias de hoje, e sem razão nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gronark, o Senhor do "Amor"8 de dezembro de 2023 às 11:47

      O kobolds podem tentar roubar meus comentários, mas eles falharão, pois eu posso repostar eles a vontade! Vocês nunca irão apagar a verdade de que o Bahamut trocou Tiamat por um “jovem vigoroso”, o 1º “Querido Terence”! O “Amor” sempre vence no final, HAHAHAHAHAHA

      Suas tentativas de boicotar os produtos “inovadores” dos meus Bruxos da Costa irá fracassar, Senhor das Brisas. Uma legião de desocupados irá fazer a assinatura do D&D Beyond para poderem se chamar de “verdadeiros jogadores de D&D”. Até mesmo os fãs mais velhos irão aderir a isso, como pode ser visto pelo fato de que aqueles, que meus cultistas expulsaram, continuaram a inundar a Gen Con e eventos de D&D. No fim, meus servos criaram um exército infinito de escravos consumistas que irá consumir qualquer porcaria que fizerem e cancelar qualquer um que se opor contra o No-OneD&D. Tudo em nome do “amor” e da “diversidade”, HAHAHAHAHAHAHA

      Falando em diversidade, agora o “Dinossauro” irá se tornar um dos poderosos “supremos”. Ao mesmo tempo descobrimos que a espécie dele é chamada de “Camaleossauro”, já que ele pode ser mudar de cor, indo de branco, passando para moreno, e até mesmo se tornar escuro. Devemos nos lembrar que o Grande Bruxo cumpriu sua promessa de não transformar “amigos” em supremos, mas ele não falou nada sobre transformar “companheiros” em supremos. Tudo isso em nome da diversidade, e quem reclamar será calado e punido pela lei! Já que o “Camaleossauro” já declarou que a “liberdade de expressão é uma falcatrua”, HAHAHAHAHAHAHA

      Também temos a movimentação dos servos da Estrela Vermelha contra os reinos desse continente. Afinal, agora o presidente“Maluco”, que demon-craticamente eleito, irá invadir o país vizinho para espalhar o “amor e a diversidade”. Tudo isso sem oposição do Grande Bruxo, que é grande amigo do não-ditador. Não irá demorar para que o novo presidente do “Sol Azul” caia, já que o “santificado” Foro de São Paulo já prometeu que irá destruí-lo em menos de um ano. HAHAHAHAHAHA

      No fim, o grande brilho da grande Estrela Vermelha brilhará sob a cabeça de todos os povos desse continente! Agora todos não poderão comemorar o natal, pois precisarão poupar seu dinheiro para pagar os impostos. Aqueles que não pagarem seus impostos irão ser devorados vivos pelos skavens igual ao que ocorreu com Odin! HAHAHAHAHAHAHA

      Excluir
    2. Gronark, o Senhor do "Amor"8 de dezembro de 2023 às 11:49

      (Não importa o quanto tentem nos censurar. Enquanto tivermos o word para salvar os comentários eles nunca irão sumir de fato. Assim como Thanos, a “Verdade” também é “inevitável”, HAHAHAHAHA

      O pior é que o estilo de arte que estão adotando não é similar ao das edições antigas. Eles estão usando um modelo de “comics”, tanto os traços quanto em cores. Compara os anões desenhados pelo Lerry Elmore e pelo Keith Parkinson com esse anão aí para ver a diferença.

      https://larryelmore.com/core/imgs/prints/DRAGONLANCE-DWARVEN-KINGDOMS-OF-KRYNN.jpg
      https://www.keithparkinson.com/wp-content/uploads/2017/07/song-of-the-dwarves.jpg

      Quanto ao Camaleossauro ser indicado não chega a ser novidade. Mas chega engraçado o que a mídia tá fazendo pra tentar blindar o cara. E acredite, o Fóssil-Vivo vai ser pior que o Lex Luthor, e aproveita e dá uma estudada na história da família dele para ver como eles foram bons para o estado deles e para as “minorias”. Enquanto isso estamos quase vendo uma guerra aqui nas américas. É de doer.

      Falando em algo bom, o que tu falou sobre o anão desonrado que usava uma mascara me lembrou a “guarda infernal” dos Chaos Dwarfs. Que é o equivalente dos “Slayers”, mas com as diferenças de que eles usam armaduras e também uma elmo que nunca podem remover, além de que eles podem se “redimir” em vida e remover o capacete. Tem até um meme disso, hahahaha)

      https://www.youtube.com/watch?v=3vDuD87jIHs
      https://warhammerfantasy.fandom.com/wiki/Infernal_Guard

      Excluir
  4. Gronark, o Senhor do "Amor"9 de dezembro de 2023 às 06:14

    Vejo que seus kobolds fizeram um ataque traiçoeiro e censurador contra minhas “abençoadas” palavras, mas é inútil, pois diferente do já-devorado, Odin, eu salvo sempre minhas palavras no word e as reposto! Dessa forma, todos irão saber que Bahamut aderiu a bandeira “arco-íris” e coleciona “queridos Terences” como uma criança coleciona figurinhas dos jogadores da Copa do Mundo! No fim, todos saberão da vergonha de Tiamat e o vídeo abaixo mostra a verdadeira natureza do culto do Dragão de Platina!

    https://www.youtube.com/watch?v=CS9OO0S5w2k

    Mas agora eu fiz uma investigação e descobri quem está “patrocinando” os seus “kobolds”, Senhor dos Ventos!.... São os malditos hobbits do “agronegócio”! Esses pequeninos gordos estão usando o dinheiro que eles ganham vendendo alimentos criados em seus condados para auxiliar, com recursos, os kobolds e paladinos retrógados a combater meus cultistas e apagarem minhas palavras! Mas isso irá acabar! Pois eu já avisei meus dois servos “supremos”, Lex Luthor e Camaleossauro, para combater esses pequeninos ruralistas. Eles desenterraram a terrível lei 6.739/1979, que permite que meus cultistas CANCELEM a escritura das propriedades rurais privadas e permitindo que o estado tome os “condados rurais” dos hobbits do agronegócio que se rebelarem contra o governo da estrela vermelha! Tudo isso pode ser visto nesse vídeo aqui!

    https://www.youtube.com/watch?v=s4eQ5Ew6NCs
    Além disso, o meu Grande Bruxo já começou o maior exército de “orcs e goblins”, conhecido como M*S*T, desse continente para começar a “ocupar” os “condados” e expulsar os hobbits trabalhadores! Veja no vídeo a baixo como a horda vermelha negociou “pacificamente” com um hobbit vaqueiro. Até mais engraçado foi a quantidade de gente com olhares nem um pouco amigáveis olhando para o individuo dizendo que tudo ali pertencia a “horda” e que eles deveriam se retirar ou iriam tomar “outras providências menos amistosas”.

    https://www.youtube.com/watch?v=2PNr7R-WYrk

    Não importa o quanto tentem lutar, Senhor dos Ventos, pois no fim, o “Amor” irá sempre vencer! HAHAHAHAHAHAHA

    (Bem, eu salvo tudo que comento no word e não me importo de ter que repostar o que escrevo. E melhor ainda, vou escrever mais de política aqui só pra sacanear. Mas nós sabemos que o/os covardes vão tentar censurar o outro blog que apenas fala sobre fantasia. Mas é o que o Tolkien dizia mesmo sobre “o mal ser incapaz de criar, e por isso inveja o que o bem cria e tenta roubar para profanar”.

    Pelo menos sabemos que tem alguém além de nós entrando no blog e vendo o conteúdo. E essa pessoa está se sentindo incomodada, mas ela não tem intelecto e coragem de tentar argumentar conosco, pois sabe que estamos escrevendo verdades irrefutáveis embasadas em fatos. Mas nós podemos nos alegrar, pois como dizia Baltasar Gracián;

    “Triste coisa é não ter amigos, mas mais triste ainda deve ser não ter inimigos, porque quem não tem inimigos é sinal de que não tem talento que lhe faça sombra, nem valor que o faça temido, nem honra para que dele murmurem, nem bens para que sejam cobiçados, nem fatos bons que lhe invejem, nem coisa alguma.”

    A diferença é que nós temos amigos, famílias e criatividade. Já os npcs que nos atacam nem criatividade tem de criar um personagem legal como o “Senhor dos Ventos” ou o “Senhor da Dor/“Amor” para vir trocar ideia. Lamentável.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gronark, o Senhor do "Amor"9 de dezembro de 2023 às 06:22

      (Essa lei ai foi desenterrada justamente para ajudar na “Horda” para eles roubarem as terras de seus donos legítimos ao mesmo tempo em que é uma ameaça clara para os “hobbits” do agronegócio que costumam patrocinar o paladinos contra a tirania dos Servos da Estrela Vermelha. Sem falar que agora comprar de até 50 dólares serão taxadas, mas isso é tudo é para defender a “demon-cracia” e o “amor”. Estamos vivendo uma verdadeira Tragédia Grega”

      Uma coisa que eu vim percebendo. Não tá parecendo que o limite de palavras dos comentários está ficando cada vez menor?)

      Excluir
    2. Suas mentiras e profanações em relação ao Dragão de Platina caem em ouvidos surdos aqui, demônio! Todos sabemos que este é somente mais um dos seus muitos ardis!

      (Fez muito bem em guardar os comentários. Eu cheguei a cogitar que houvesse algum tipo de IA que rastreasse termos e enviasse uma notificação ao blogger, mas como usamos "códigos", acho que realmente algum Servo do Abismo com muito tempo livre está nos perseguindo e usando a "liberdade" da Estrela Vermelha para apagar comentários que denunciem a corrupção e falta de moral vigentes. Detalhe que enquanto Bozonaro estava no poder, ele foi diretamente massacrado, mas nunca vi um comentário sequer sobre isso ser apagado.

      A situação aqui está vergonhosa, e a única coisa talvez seja mais baixa do que isso é o esforço deliberado da mídia para abafar esses escândalos e proteger a imagem dos cultistas vermelhos. Os skaven invasores de terra não têm mais receio algum de agir e tomar aquilo que trabalhadores de verdade suaram para conquistar. No campo tributário, o que está sendo feito chega a ser insano (querer que a economia cresça com ações baseadas em aumento de impostos e abertura de mais cargos públicos). Ações imorais ocorrendo de forma impune, centralização do poder político e econômico, repressão da oposição por meio de prisões em massa e censura e compra dos canais de comunicação. Todos os sinais que indicam os embriões de um ditadura aos moldes da Venezuela, Nicarágua e tantas outras cujos ditadores são amigos pessoais do Grande Bruxo. Meu único consolo é ver que a oposição continua forte e organizada, e está sabendo explorar os comentários infelizes do Bruxo e de sua consorte para evidenciar o que está acontecendo. A ascensão do Sol Azul nas terras ao sul, e a iminente vitória do paladino fanático de Tyr nos Estados Ungidos da Alienação no ano que vem também nos dão esperança de melhoria, independente das ameaças dos bruxos do desaForo de São Paulo. Esperemos que as pessoas abram os olhos e essa DEMO-cracia vergonhosa dê lugar à verdadeira democracia pautada em profissionalismo, respeito à ordem e liberdade de expressão.

      E concordo com você. Nós fomos capazes de constituir família, manter bons amigos e criar bons personagens, e o mesmo certamente não pode ser dito sobre os goblins, kobolds e skavens que destruíram os Salões de Valhalla e ainda se incomodam com o que escrevemos aqui.

      No fim, esse mal há de sucumbir. Contanto que façamos nossa parte).

      Excluir