segunda-feira, 4 de março de 2024

Degeneração & Desrespeito: O legado final dos Bruxos da Costa

Saudações, guerreiros da Luz.

Nos últimos dois anos escrevi diversos pergaminhos a respeito da corrupção e destruição de D&D nas mãos dos Bruxos da Costa, denunciando decisões altamente questionáveis e situações do mais claro desrespeito e desprezo para com jogadores e criadores lendários que fizeram de D&D o que ele é hoje.  

Isso me trouxe diversas consequências negativas, desde discussões com antigos “amigos de blog” à destruição completa de um blog de RPG com quase 15 anos de idade. Isso sem mencionar os diversos comentários apagados. Tudo para proteger as “ações inclusivas” dos Bruxos da Costa. E como acontece com todo sistema ditatorial, a “censura do bem” é utilizada como meio para promoção da “diversidade” e “liberdade de pensamento”. Agora, estamos diante de uma nova leva de consequências bastante óbvias.

Como muitos aqui já sabem, há cerca de duas semanas a WotC anunciou o cancelamento de toda a linha de D&D e Magic nessas terras. Um pergaminho realmente bem feito pode ser lido AQUI para maiores detalhes. Quando soube do ocorrido, o que mais me surpreendeu foi a reação de pessoas mostrando “surpresa” com o comportamento dos Bruxos da Costa. Não importa o quanto eles tenham dado sinais de que jogadores de D&D não significam nada para sua empresa, algumas pessoas ainda insistiam em defende-los. A retirada de D&D e especialmente Magic, terão um impacto forte sobre todos os donos de lojas especializadas, e muitos (especialmente os menores que mantêm seus negócios com base na receita de Magic), fecharão as portas. Triste, mas como já disse aqui algumas vezes, a verdade sempre aparece. Não importa o quanto alguém tente virar o rosto para não vê-la.

Nesse contexto, também comentei aqui sobre a questão da venda de D&D. A Hasbro (empresa proprietária da WotC) realizou nos últimos anos duas demissões em massa focando principalmente funcionários ligados ao mercado editorial, revendedores e parceiros que trabalhavam com produtos físicos. Esses são sinais claros de “preparação fiscal e estrutural” para realização de uma venda de grande porte, mas quando a notícia saiu, eles rapidamente se pronunciaram ridicularizando a mera insinuação de venda. Agora, no entanto, novas evidencias começam a aparecer, respaldando cada vez mais a percepção de que a venda de D&D não é apenas um mero boato, e pode se concretizar dentro do próximo triênio. 


Pessoalmente, espero que a venda realmente se concretize, porque não consigo imaginar ninguém fazendo um trabalho pior com D&D do que o que a WotC tem feito. Sobre a saída de D&D do Brasil, é algo que lamento pelos donos de lojas, mas por outro lado, vejo como uma oportunidade para empresas que produzem bons jogos, como Old Dragon, começarem a se mexer e preencher o vácuo deixado pelos Bruxos da Costa nessas terras. Seja qual for a situação, estamos diante do início de um forte movimento de mudança, especialmente aqui.

4 comentários:

  1. Gronark, o Senhor do "Amor"5 de março de 2024 às 10:07

    Estamos em um momento de mudança, já que os poderes do “amor” estão se fortalecendo a cada dia! O fato dos meus bruxos abandonarem o mercado bostileiro é pelo fato de que nunca se importaram de fato com esse povéco tolo. Além disso, os meus servos da Wizard sabem que a população desse reino não tem mais dinheiro sobrando para investir em livros, já que o governo da Estrela Vermelha está chupando toda a riqueza gerada pelos trabalhadores para garantir “direitos” para as pessoas, é como dizem “pobres não comem livros”. Mas a verdade é que precisam bancar todos os luxos do Grande Bruxo e seus aliados. Toda essa tributação serve para defender os interesses do “amor”! HAHAHAHAHA

    Falando em tributação, o Ministério da “Escravidão” desse reino agora irá fazer pesadas tributações graças a regulamentação dos trabalhadores por aplicativo. Isso irá gerar muito mais tesouros para serem saqueados pelos acólitos da Estrela Vermelha, ao mesmo tempo irá garantir direitos para os trabalhadores que nunca irão poder usufruir! HAHAHAHAHAHAHA

    https://www.youtube.com/watch?v=No_VFGPm9V8

    Eu não poderia de esquecer de mencionar que o desgoverno desse reino amaldiçoado QUASE liberou o aborto em qualquer estágio da gravidez, mas foi barrado porque algum leal e estupido estava atento as movimentações da Estrela Vermelha. Será apenas uma questão de tempo para que Moloch consiga se alimentar dos fetos desse país, já que o governo vermelho já deixou claro que favorável ao assunto, pois é uma “necessidade pública”. Mas o melhor de tudo foi a nota em que disseram que uma criança no ventre da mãe (em qualquer estágio da gravidez) é “incapaz de sentir dor”. É como eu havia dito antes “os seus filhos serão meus servos e seus netos serão alimentos de Moloch!”, HAHAHAHAHA

    https://www.youtube.com/watch?v=fYfvaKMt3_g

    Mas não precisa se preocupar, Senhor das Brisas, afinal, é como os “amigos de blog” diziam... “que não havia nada de errado e que todos os problemas que você vê são apenas coisas da sua cabeça”. E você também precisa ser sincero! Afinal, a destruição dos Salões do Valhalla se deram pelos “justos e honrados” skavens que devoraram tudo pois o blog era um local de “fomentação de ódio e disseminação de fake news”. HAHAHAHAHAHA

    Saiba que irei repostar o comentário caso mande seus hobbits do agronegócio ou os kobolds passadores de pano para Tiamat apagarem ele! No fim, ninguém poderá silenciar a “verdade e o amor!” HAHAHAHAHAHA

    (Isso da Wizards abandonar o Brasil já era previsto, eles nunca deram muita bola pro mercado Brasileiro, sem falar que Magic nunca foi forte aqui devido a imensa popularidade do Yu-Gi-Oh. Além disso, não afeta a gente em nada, porque nós já temos nossos livros, revistas e artigos das edições antigas e verdadeiras de D&D.

    Eu nem vou me aprofundar sobre as novas tributações a aborto porque os vídeos explicam bem o assunto e falam tudo o que eu penso, com ressalva para a falas do Grande Bruxo de antes e depois da eleição sobre o aborto.

    Sobre os “amigos de blog”, eles nunca mais entraram depois que a gente explicou calmamente todo nosso ponto de vista, e ainda diziam que a gente “caçava briga” ou que os “problemas eram coisas das nossas cabeças”. Mas sempre tive curiosidade de saber se os comentários deles seriam apagados caso continuassem comentando no blog, porque eles pararam de postar as opiniões deles um pouco antes dos nossos comentários serem deletados. Eu já tenho a minha precaução e posso repostar esse comentário caso suma, afinal, estou falando de algo “espinhoso” não é? hahahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, maldito ser das trevas, descobri sobre sua "Wokenet" e a forma como estão espalhando a corrupção e distorcendo verdades. E muitos são aqueles que também se deram conta de seu ardil, e reagirão!

      Lamento ver a falta de dignidade do Pai da Força e a forma como ele se prostrou perante o Rato Chifrudo. Triste também é ver Tracy Hickman pedindo desculpas a seus cultistas em suas famigeradas redes sociais. O traidor Simon Língua de Cobra continua sendo a pior das escórias dentro de seu universo pútrido, porque ao contrário de Lucas, ele está destruindo um legado que não lhe pertence. Mas isso não significa que seus servos estão para vencer a guerra, demônio. Longe disso. Margarett Weis, por exemplo, não está poupando palavras para criticar os seus Bruxos da Costa.

      (A situação está bem complicada mesmo. Pessoas que poderiam fazer diferença, como Hickman, se acovardando, enquanto outros, como Lucas e Gaiman, brigam com fãs para defender os demônios que destruíram suas obras. É lastimável. A situação na Terra da Estrela Vermelha é ainda mais alarmante, porque tanto os bruxos quanto seus amorosos cultistas corruPTos não estão mais sequer tentando esconder a sordidez de suas intenções. Isso pode ser visto com clareza nas pautas defendidas, que vão desde permitir consumo de drogas (o que na prática, beneficiará apenas o tráfico) ao esforço descomunal para liberar o aborto e discussões sobre redução da idade de consentimento. Esta última notícia que compartilhou abre um precedente terrível. Por isso, é importante estar sempre vigilante, e saber se opor com caráter e inteligência, dentro da lei e do que é certo. Do contrário, a batalha realmente estará perdida.

      Em relação ao blog, eu realmente não sei o que exatamente causa o desaparecimento dos comentários. Este post foi um que eu tive quase certeza de que teria todos os comentários apagados, mas por alguma razão, estão todos aqui.

      Sobre Shogun, eu pretendia mesmo falar cm você. Também estou assistindo, e a série é muito boa, fiel ao livro (ao menos até o momento), mesmo com algumas escorregadas nos comentários feitos pelas personagens femininas. E como é algo de qualidade, é óbvio que as turbas de desocupados problemáticos que vivem na internet irá tentar cancelar. Gostei muito do comentário mais bem avaliado "As a black man, I am so embarrassed by race grifters trying to find racism in everything . The show literally takes place in Feudal Japan. OF COURSE there’s no black people in it ")

      Excluir
  2. É bem o que vocês dois falaram. a Wotc nunca se importou com seus jogadores. O negócio dela é ficar lacrando e tentando chamar para o hobby os descabeçados que batem palminha para isso, mas que na prática, não jogam D&D. E não vão começar a jogar só porque na edição de 2024 eles poderão fazer um halfling com +2 de bônus de força e o livro não fala mais "raças", e sim "espécieis". Se você pegar tudo o que saiu de 2020 para cá, vai ver que é só lixo, e por isso, o faturamento com D&D caiu no mundo todo. Pra nós aqui, a saída da WotC não muda nada. Meu grupo joga a 5a edição desde 2014 num estilo mais hardcore, com talentos e sem aquela babaquice de subir dois pontos de atributo a cada 4 níveis. Nenhum guerreiro aqui chega a ter 20 de força, por exemplo, igual era na época em que jogávamos D&D 3.5. Nós não precisamos da atualização woke de 2024. NINGUÉM PRECISA!

    Parabéns pelo blog. É muito difícil achar alguém aqui no país que não fique cheio de dedos para falar sobre a WotC ou a porcaria que eles fizeram com o D&D desde a pandemia. Espero mesmo que o D&D seja vendido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com cada palavra que disse, nobre viajante. Mesmo os grupos que jogam D&D 5e não precisam da versão 2024. Ainda que esses grupos desejem utilizar as classes da nova edição por serem melhor equilibradas, podem pegar essas informações específicas em sites e utilizar o que desejarem em suas campanhas atuais. Como os próprios bruxos disseram em uma entrevista depois de desistir de tratar o One D&D como uma nova versão, cada um utiza o que desejar da versão 2024. Fizeram isso porque não conseguiam mais calar a enxurrada de crítcias em relação `emresa e também a mecânicas péssimas das novas edições, como os bastions, que nada mais eram do que "save points" no meio do jogo que já é por si ó poquíssimo desafiador.

      Em meados de 2014-2016, mestrei duas campanhas de D&D 5e, também em um estilo mais "velha guarda", controlando principalmente o uso dos descansos curtos. Uma coisa uqe me incomodava profundamente na época, além do desequilíbrio gritante entre as classes, era precisamente o que você comentou sobre os atributos/valores de habilidade. Eles já começam alto em D&D 5e, e os personagens ganham nada menos do que 10 pontos extra ao longo de sua trajetória se chegam ao níve 20. Em AD&D, os atributos começavam baixos e não subiam, e em D&D 3, começavam menos altos do que na 5a edição e subiam 5 pontos ao longo da carreira do personagem. O que temos em D&D 5e era um absurdo. Mas como bem disse, utilizar os fetas/talentos ironicamente sanava esse problema, além de ajudar a equilibrar as classes.

      Mas mesmo sendo possível jogar uma boa aventura com D&D 5e tendo um grupo e mestre experiente, é inegável que há versões muito melhores na história do D&D. Quando D&D 3e saiu, a WotC disponibilizou na época um pequeno manual de conversão de &D 3 para AD&D, atualizando algumas mecânicas, como o Taco. Aquilo (Um AD&D jogado com elementos mais coesos do sistema D20 de D&D 3) na minha opnião foi o melhor estado do D&D.

      Excluir