quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Hasbro inicia negociações para vender D&D (Atualizado)

Saudações, guerreiros da Luz.

Há pouco tempo, escrevi aqui um pergaminho falando sobre a crise financeira que merecidamente se abateu sobre a Hasbro, companhia que hoje detém os direitos tanto sobre a WotC quando do próprio D&D. Na tentativa de manter a empresa viva, cortes profundos foram realizados, mas isso, como ocorre muito neste tipo de situação, normalmente não é o bastante. Também como já discutimos bastante aqui, a marca de D&D está extremamente desgastada por conta das péssimas decisões gerenciais dos Bruxos da Costa e pela forma como eles têm tratado seus verdadeiros jogadores.

Quando somamos esses dois fatores dentro de um dado mercado, o resultado mais provável é a venda da propriedade intelectual com poucas prospecções de lucro. E é exatamente nisso que a Hasbro está trabalhando no momento.

No final de 2023, a Hasbro ofereceu ao estúdio Larian (criador de Bladrur’s Gate III) toda a propriedade intelectual de Dungeons & Dragons. O estúdio, no entanto, não possui recursos para comprar os direitos de D&D, mesmo tendo interesse na transação. Já a empresa chinesa de jogos online Tencent (a segunda maior do mundo na área), no entanto, possui interesse nesse mercado, especialmente por conta do potencial de uso de D&D para jogos de celular. Com a própria Larian fazendo o intermédio das negociações, agora a Hasbro iniciou as conversas com a Tencent.

O que isso significa para o futuro de D&D é bastante incerto. Pessoalmente, não recebi a notícia com surpresa e muito menos com receio; uma vez que a WotC já jogou D&D no fundo da última camada do Abismo, se essa transação realmente se concretizar dentro dos próximos anos, dificilmente D&D ficará em uma situação pior do que a que se encontra atualmente. A Wizards of the Coast já demonstrou repetidas vezes que não merece atuar como representante de Dungeons & Dragons. Esta é somente mais uma evidência de que o preço para as empresas que desprezam seu público em nome da ganância e da perversão progressista pode tardar, mas sempre chega. Sempre.

Mais informações podem ser obtidas no vídeo abaixo:

 

ATUALIZAÇÃO: Fontes oficiais da Hasbro e WotC recentemente negaram que estariam colocando D&D à venda. As conversas com a empresa chinesa Tencent de fato ocorreram, mas segundo a WotC, não trataram da venda de Dungeons & Dragons, apenas de parcerias que têm como objetivo iniciar uma nova frente com o jogo, transformando-o em um jogo de Realidade Virtual. Considerando que recentemente a WotC demitiu toda sua divisão que trabalhava com livros físicos (algo que eles disseram em 2022 que "jamais fariam"), podemos tirar dessa situação duas constatações: A primeira é que a WotC realmente está se afastando do modelo de negócios de livros físicos como forma de "forçar" um novo modelo onde eles detêm total controle de comercialização do produto enquanto cortam custos e mais empregos. A segunda é que a palavra dos Bruxos da Costa não é algo em que se possa realmente confiar.

4 comentários:

  1. Gronark, o Senhor do "Amor"3 de fevereiro de 2024 às 07:27

    Isso é “fake news”, Senhor das Brisas! Os meus cultistas da costa já disseram que “não pretendem vender D&D... agora”. Além disso, quem iria comprar a marca seria uma empresa escrava do grande “Dragão Vermelho” do oriente. Dessa forma, D&D ainda estaria sob o julgo da “Estrela Vermelha”, e não se engane, pois o “Dragão Vermelho” tem grande interesse na destruição cultural do ocidente! No fim, o “amor vermelho” irá vencer no final, HAHAHAHAHAHAHA

    Não adianta escrever sobre essa “Angel Studios” pelo simples fato que não irá demorar muito para que meus cultistas “Demo”cratas cancelarem, e depois comprar essa empresa e renomear para “Demon Studios”, já que sabemos como é a moralidade das maioria das pessoas nas “Camadas Unidas do Abismo”

    (Eu estou aproveitando essas férias pra ficar longe da internet e restaurar um pouco da minha sanidade e ficar com a família, ai estou entrando pouco em decorrência disso. Particularmente acho que é possível a Hasbro vender D&D em um futuro próximo, ainda mais se a ideia do NO-D&D falhar, porque a aposta da empresa é criar uma forma de ganhar dinheiro de uma fonte constante em forma de assinaturas. Eu nem me importo porque eu tenho todos os livros de D&D das antigas edições em pdf e alguns em mídia física, enquanto o meu irmão tem todos em mídia física na biblioteca dele.

    Eu gostei dessa iniciativa da Angel Studios de focar em histórias de fantasia para crianças que não sejam as deturpações de hoje em dia. Uma obra de fantasia que eu estou lendo há algum tempo é o “Dragonero”, criada pela Bonelli, mesma criadora do Tex e Zagor. Essa série lembra bem as fantasias clássicas, mas com alguns elementos inovativos que casam bem com a obra, como um cenário medieval, mas com uma certa “ciência”. Tanto que uma das coisas que eu mais gosto na história é a ideia de “Magia vs Tecnologia”. Eu estou pegando elas pelo site da Mythos, e vou deixar o link aqui, junto também vou colocar o link de algumas que saíram por scans, mas é de tradução de Portugal. Vale muito a pena ler, e até mesmo vale um post caso goste da obra

    https://www.lojamythos.com.br/loja/busca.php?loja=1119494&palavra_busca=DRAGONERO

    Vou deixar aqui o link da edição especial que começa a história. A Mythos tem ela também, mas publicaram em preto e branco. Sem falar que se não ler ela ai não vai entender a história quando for ler a primeira edição, hahahahaha

    https://www.mediafire.com/file/zwp021ejvhjfb41/RmnzFmtt_001_%2523eb.cbr/file

    Aqui tá o link das histórias, mas a primeira não é a edição 0, mas sim o especial que mandei o link a cima, tem que ler ela primeiro pra depois as outras. Outra coisa é que eles traduziram o personagem Gmor como sendo um ogro (orco as vezes), mas ele é um orc na verdade.

    https://www.4shared.com/folder/yafJvHeI/Dragonero.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tolo demônio, seus Bruxos da Costa estão desesperados com tais "fake news" porque sabem que não poderão manter D&D já que seus mestres de fato pretendem vender a marca. É uma mera questão de tempo até seus bruxos perderem tudo relacionado a Dungeons and Dragons. E sim, a mais provável compradora responde ao grande Dragão Vermelho, mas este, ao contrário dos seus cultistas da Estrela Vermelha, tem forte repúdio de todas as agendas ligadas aos seu progressismo "demo"crático. Tanto que proibiram recentemente a produção de qualquer tipo de livro, série ou animação que traga homens "femininos ou emasculados". Independente do que ocorra, suas crias do abismo perderão.

      Sobre o Angel Studios, ele pode sim ser "cancelado", mas não será corrompido. Prova disso é a ascensão do streaming Daily Wire, que é o exato oposto dos streamings controlados por seus cultistas e, ao contrários dos seus, tem crescido exponencialmente nos últimos meses. O fim de seu reinado de "amor" está próximo.

      (Faz bem em se afastar da internet para cuidar da saúde e daquilo que há de mais sagrado em nossas vidas, meu amigo. Mesmo eu que nunca tive redes sociais, estou reduzindo o tempo aqui pelos mesmos motivos. Quando ao D&D, o futuro é incerto, mas dificilmente pior do que aquilo que temos hoje. A iniciativa do Angel Studios é algo que merece aplausos, e estou tentando contribuir com esse trabalho da melhor forma possível.

      Por fim, agradeço muito pelas indicações de obras. Lerei tudo assim que possível, com muito gosto. Precisamos de coisas assim).

      Excluir
  2. Se eu tivesse MUITO dinheiro eu compraria os direitos de D&D hahaha
    Meu primeiro ato seria decretar que D&D 5e não é mais canônico, foi apenas um delírio, um pesadelo de Elminster, que acordou aliviado. Depois, eu encomendaria artes só de artistas com estilos old-school, e relançaria os livros da 3e com artes novas.. Ressuscitaria AD&D, e faria 2 linhas paralelas: D&D 3e continuaria como um "laboratório" para experimentar idéias novas, e AD&D seria para manter a chama do oldschool acesa, continuaria lançando produtos e aventuras para AD&D nesse estilo, sem inovar muito (talvez só com as idéias de D&D 3e que dessem muito certo e não atrapalhassem o jogo oldschool).

    Embora eu não veja com bons olhos a perspectiva de uma empresa de mobile games comprar D&D, acho difícil que fique pior do que já está.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, você seria um excelente dono de D&D, nobre bardo. Concordo com todas as suas medidas, e só acrescentaria colocar também a 4a edição dentro do universo não canônico.

      Sim, também não aprecio um empresa de jogos mobile nesta seara, mas se acontecer, acho impossível ficar ainda pior do que está.

      Excluir