Saudações, guerreiros da Luz
Apesar de não ter sido a única
influência que D&D recebeu nas forjas de sua criação, é difícil discutir
que a obra de Tolkien forneceu os principais pilares deste nobre jogo. Sim,
hoje ele está destruído, mas para nós, que crescemos com o verdadeiro D&D,
ele nunca morrerá, independentemente de quantas novas versões subversivas sejam
inventadas por mentes perversas e incompetentes.
Em termos de classes de
personagens, uma daquelas que podemos dizer ter sido totalmente baseada no
trabalho de Tolkien foi o Ranger. Na versão revisada do AD&D, surgiu o
ranger utilizando combate com duas armas, como uma forma de honrar o saudoso
Drizzt, que ao menos na ficha de personagem, era um ranger. Mas a base do personagem sempre
foi, e sempre será, Aragorn.
O que trago aqui é uma adaptação
simples que fazíamos em nossa mesa de jogo, utilizando o Ranger de D&D
3/3.5 sem magias ou combate com duas armas/arquearia. Na época de D&D 3.5,
o sistema já estava começando a ser “infectado” pela síndrome dos MMOs, e
apesar da classe estar bem alinhada em termos de performance, já abriu as
portas para o sofrível “ranger ladino”, uma distorção do que o Ranger
realmente é. O "ranger ladino", normalmente um arqueiro nos moldes de WoW, pode ser um excelente scout, mas não um ranger como Aragorn ou o que tínhamos em
AD&D, que era um híbrido muito bem elaborado de guerreiro e druida. De qualquer forma, as mudanças são
simples, e usam como base o próprio Ranger do Livro do Jogador 3.5:
RESTRIÇÕES
- Não recebe magias
BENEFÍCIOS
- Dado de Vida: d10
- Nos níveis 4, 8, 12 e 16
(níveis em que o ranger receberia novas magias), o ranger recebe um talento, que não precisa ser retirado da lista de talentos do guerreiro. Se achar pertinente, o jogador pode, por exemplo, escolher talentos como Foco em Perícia*.
- Como opção, o jogador pode trocar os talentos de estilo de combate pelos
talentos Foco em Arma (arma de duas mãos), Ataque Poderoso** e Trespassar.
** Como esse já era um talento
forte na versão 3.0, e na versão 3.5 ficou extremamente desequilibrado,
inviabilizando, em termos de eficiência, o uso de qualquer outro estilo de
combate, utilizamos em nossa mesa a versão original do talento.
É possível fazer uma adaptação mais complexa, mas em termos de regras, quanto mais objetivos e simples pudermos ser, melhor para todos. Em D&D 3.5 há um suplemento chamado "Mestres Selvagens, com talentos interessantes que podem ser utilizados, mas em meu grupo, utilizamos apenas os 3 livros básicos, e funcionou muito bem.
Para aqueles que jogam D&D 5e e desejam um
ranger mais próximo do seu conceito original, meu primeiro conselho é migrar
para D&D 3.5. Como o ranger de D&D 5e é muito dependente de magias, a adaptação seria desgastante e o resultado, nem sempre satisfatório. Fora que em D&D 3, todas as classes são melhor caracterizadas e equilibradas. Há desafio real nas aventuras e a emoção que sentimos quando lemos livros como O Senhor dos Anéis, onde os personagens são heróis competentes, mas não super-heróis ou semideuses. E
como mencionei em outros pergaminhos (ver marcador “D&D 3” e “D&D de
Valor”), o sistema é na verdade mais simples do que D&D 5e, pode ser
baixado de graça e incentiva muito mais o trabalho em equipe e estratégia no uso
de recursos.
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